Introdução
![](https://static.wixstatic.com/media/538941_ff1e650c48524fefbc3e2f29ba5344fd~mv2.png/v1/fill/w_586,h_351,al_c,q_85,enc_auto/538941_ff1e650c48524fefbc3e2f29ba5344fd~mv2.png)
1. Mantenha um Bom Contato Visual
Mostre ao seu filho o quanto você está interessado no que ele fala. Abaixe- se a altura dele e mantenha um bom contato visual ( natural) quando ele começar a contar algo. Através de um bom contato visual sua conexão com o seu filho será estabelecida com segurança e confiança.
2. Fale Claramente e Devagar
Pense sempre que o seu filho pode estar ouvindo pela primeira vez a palavra que você está falando. Fale claramente e com boa articulação para que o seu filho possa ser capaz de utilizar esta palavra corretamente.
3. Seja um Bom Ouvinte
É muito importante escutar o que o seu filho tem a dizer. Seja um bom ouvinte e deixe seu filho falar! Escute com interesse e atenção! Ofereça oportunidades para o seu filho iniciar um diálogo ou uma conversa.
4. Valorize o Vocabulário
Quando o seu filho usar uma palavrinha nova em seu discurso, valorize o seu vocabulário. Diga: “Nossa que palavra boa que você usou para se expressar!”. Sempre recompense positivamente com comentários e carinhos o uso de um novo vocabulário.
5. Olhe Livros & Leia Estórias
O simples fato de olhar um livro e virar suas páginas juntamente com o seu filho ajuda a manter um diálogo, no qual a compreensão será estimulada e a produção oral também.
Faça a leitura virar um bom ritual na rotina de seu filho. Ler estórias contribui na expansão do vocabulário, na melhora da sua gramática, aumenta a sua fantasia e criatividade.
6. Self- Talk
Descreva o que você faz com frequência na frente do seu filho: “Estou colocando na sua mochila a sua garrafa com suco, o seu pão e uma fruta. Não podemos esquecer de colocar na mochila o livro da biblioteca para você devolver hoje”.
Esta estratégia é um meio excelente de oferecer vocabulário e conteúdo linguístico para o seu filho.
7. Repita Muitas Vezes
Repita para o seu filho várias vezes o que você gostaria que ele aprendesse. Por exemplo: “... a borboleta saiu voando batendo as asas, o passarinho saiu voando ... O que mais saiu voando?”
8. Faça Perguntas
Perguntas do tipo: “O que?”, Por quê?”, “Quem?” “Onde”, são perfeitas para aumentar o tamanho das respostas e expressão oral do seu filho.
9. Use Feedback Corretivo
Os erros do seu filho devem ser corrigidos através da repetição da forma correta, por exemplo: seu filho fala: “ A suva está forte hoje mamãe.” Você diz: “Sim filho, a chuva está bem forte hoje.”
10. Conte Mais...
Ajude seu filho a expandir a sua narração, através do seu modelo de linguagem. Exemplo: seu filho fala: “Pizza pronta!”, você diz: Sim, a pizza está pronta e quentinha! Primeiro precisamos esperar um pouquinho para esfriar e depois podemos experimentar.”
![](https://static.wixstatic.com/media/538941_d20d96b6443a49ad8ff63711c10f0e0d~mv2.png/v1/fill/w_586,h_351,al_c,q_85,enc_auto/538941_d20d96b6443a49ad8ff63711c10f0e0d~mv2.png)
1. Evite ficar andando de um lado para o outro enquanto o seu filho fala.
Evite qualquer distração visual, como olhar livros, revistas, seu celular ou computador, quando seu filho tenta contar algum acontecimento.
2. Não fale muito rápido com seu filho omitindo o final das palavras, plural ou concordância verbal: “ Vamo lá?” melhor: “Vamos lá?”
3. Evite falar pelo seu filho. Muitas pais querem proteger seus filhos quando falam por eles, mas a superproteção poderá prejudicar principalmente no desenvolvimento da linguagem oral.
4. Não tenha um comportamento passivo demais quando seu filho falar algo novo. A falta de incentivo, comentários positivos e estímulos podem contribuir pelo desinteresse da aprendizagem, principalmente da língua minoritária.
5. Não escolha livros que estejam fora da idade e desenvolvimento do seu filho.
Não escolha temas que não agradem seu filho.
Não leia para o seu filho em ambientes ruidosos ou muito agitados.
Não leia muito distante do seu filho, fora de sua altura e campo visual.
Evite ler muito rápido, com voz monótona e sem interação com seu filho.
6. Não seja “econômico” na sua narrativa. Pais que não falam muito perdem a oportunidade de ajudar seus filhos a expandirem seu vocabulário, aprender a gramática do idioma, construir frases etc.
7. Não esqueça de repetir durante o dia várias vezes para o seu filho a palavrinha nova que ele aprendeu, ou o verbo, ...A falta de repetição poderá ocasionar uma falta de fixação e internalização da aprendizagem. A criança poderá acabar esquecendo!
8. Evite fazer perguntas com respostas “sim” e “não”, como por exemplo: “Você vai com a sua avó no teatro hoje? A resposta será curta “sim”
– Melhor: “Aonde você vai com a sua avó hoje?”
9. Não repita o errado para o seu filho. Como por exemplo: “Filho não é socolate e sim chocolate.”
10. Evite repetir o que seu filho falou. Procure enriquecer seu conteúdo dando a ele exemplos e modelos de linguagem. Cuidado para não falar excessivamente. Tudo deve ser equilibrado!!!
Comments