O que fazer?
Quando procurar ajuda?
Você está se sentindo inseguro em relação a fala de seu filho e não sabe se já é o momento de procurar ajuda ou não. Morando aqui na Alemanha você pode estar pensando se isto não seria devido a aprendizagem do alemão, não é verdade? E que talvez possa esperar mais um pouco, até seu filho dominar melhor as duas línguas. Se o seu filho é multilíngue você pode até mesmo estar pensando numa sobrecarga de aprendizagem com diferentes sons de várias línguas. Fora todas estas questões decorrentes da aprendizagem bilingue e multilíngue, você teme que a espera de um tratamento possa piorar a condição de fala do seu filho.
![](https://static.wixstatic.com/media/538941_575a0683d4a34fc2a92ca906f2846881~mv2.png/v1/fill/w_586,h_351,al_c,q_85,enc_auto/538941_575a0683d4a34fc2a92ca906f2846881~mv2.png)
Enfim, estas inseguranças e questões são trazidas por pais e famílias para a minha prática profissional já há 20 anos de trabalho como fonoaudióloga bilingue e multilíngue morando fora do Brasil. E vou agora explicar como e quando você deve agir!
Processos Fonológicos
Trocas na fala são normais quando a criança está aprendendo a articular os sons. As trocas ocorrem devido à falta da habilidade de coordenar os movimentos de lábios, língua, palato e mandíbula para se obter uma fala clara e correta. Como resultado desta incoordenação e inabilidade, a criança simplifica os movimentos mais complexos em diferentes formas. Estas alterações da forma como os sons são emitidos são chamadas de Processos Fonológicos. Por exemplo, um processo bem conhecido no português ocorre quando a criança simplifica um encontro consonantal tipo: “prato” por “pato”; ou quando a criança deleta uma silaba da palavra, ao invés de falar “banana” ela fala “nana”.
Os processos fonológicos são denominados com nomes diferentes de acordo com as características das trocas. Abaixo descrevo alguns dos processos mais comuns e informo com quantos anos mais ou menos a criança eliminará este processo, e consequentemente falará corretamente.
Apresento também uma comparação destes processos no português, no alemão e no inglês. Desta forma você sabe o que esperar nas outras línguas que seu filho fala também.
![](https://static.wixstatic.com/media/538941_dbf9cbbf5cbb4f0eba108791d1fdf52e~mv2.png/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/538941_dbf9cbbf5cbb4f0eba108791d1fdf52e~mv2.png)
*A classificação mais detalhada de cada processo, assim como outros processos não foram citados devido a sua complexidade. Note que os processos acimas não foram traduzidos de uma língua para a outra, e sim feito um estudo de qual o processo se aproximaria entre as línguas. Alguns processos são iguais e outro diferentes entre as línguas devido aos sons e suas formações para formar silabas e palavras serem diferentes também em cada língua.
Distúrbio Fonológico
Os processos fonológicos são considerados normais até uma certa idade. Caso um ou mais processos persistam além da idade típica considerada normal isto poderá ser um indicador de um distúrbio fonológico, como por exemplo uma criança com 4 anos e 6 meses fala “socolate” ao invés de “chocolate”.
No caso de crianças expostas a aprendizagem de outras línguas os fonoaudiólogos bilingues dão sempre uma margem de mais 6 meses além da idade prevista para a eliminação do processo e a aquisição do som correto.
Quando um processo fonológico persistir além da idade limite, a fala da criança se torna bem difícil de ser compreendida. A inteligibilidade do seu discurso será afetada. Pais relatam com frequência assim como professores, outras crianças não conseguem entender seus filhos. Normalmente nesta hora os pais procuram ajuda para os seus filhos! Abaixo dou uma dica de como checar a inteligibilidade de fala do seu filho.
O que fazer?
Seguindo a sua intuição!
Eu sempre acredito que pais tem muita intuição sobre o desenvolvimento de seus filhos e sabem sempre quando algo está errado. Escute o seu coração e a voz da sua intuição. Converse com um especialista de sua confiança, que poderá ser a professora de seu filho ou o médico dele.
Checando a inteligibilidade da fala do seu filho!
Você poderá checar a inteligibilidade do seu filho baseando-se na idade dele. Existem várias escalas padronizadas sobre o desenvolvimento infantil, estudada por especialistas. De acordo com estas escalas uma criança de 2 anos de idade deve ser 50% entendida diante de um ouvinte não familiar a ela. Com 3 anos deve ser 75% entendidadiante de uma pessoa estranha. Entre e 4 e 5 anos as crianças devem falar claramente e ser 100% compreendidaspor ouvintes não familiares a ela. Em sua fala poucos erros fonológicos devem ocorrer.
Expectativas de Inteligibilidade de Fala
![](https://static.wixstatic.com/media/538941_6544b99fb24f46c8a15e5c02628b0094~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/538941_6544b99fb24f46c8a15e5c02628b0094~mv2.jpg)
Fonte: Pena-Brooks, Adriana, &Hedge,M.N.(2007). Assessment and treatment of articulation and phonological disorders in Children(End Edition).Austin, TX:PRO-ED.
Quando procurar ajuda?
Não espere. Procure ajuda o mais rápido possível!
Quanto mais rápido você procurar ajuda de um fonoaudiólogo, mais cedo a estimulação para a redução e eliminação dos processos fonológicos ocorrera. Você contribuirá para que os processos não se perseverem por mais tempo. Quanto mais tempo a criança perseverar em um processo, ou quanto mais tempo a criança não obtiver estimulação correta, maior poderá ser a duração da terapia e mais difícil também.
Os processos fonológicos são vários e cada criança apresenta alterações únicas e combinações entre elas diferentes. Os fonoaudiólogos são os profissionais competentes e autorizados para a realização de avaliações específicas de fonologia e linguagem.
Comments